8 curiosidades sobre este clássico do cinema!

Blade Runner

O título

"Blade Runner" foi inspirado no livro "O Caçador de Andróides" de Philip K. Dick, mas o nome do filme, na verdade, foi retirado de uma obra escrita por Alan E. Nourse chamada "The Bladerunner". A história de Alan E. Nourse não possui nada em comum com o longa de Ridley Scott. O diretor apenas comprou o título do livro para poder usá-lo em seu filme.

Antes da escolha certeira, alguns outros nomes foram sugeridos. Entre eles: “Android”, “Mechanismo” e “Dangerous Days”.

Inspirações

Uma das inspirações para a estética do filme foi a história em quadrinhos “The Long Tomorrow”, de O’Banon e Moebius, escrita em 1975. A narrativa é ambientada em um futuro distante, e é um dos primeiros produtos a usar a estética cyberpunk.

O Iluminado

As cenas finais de "Blade Runner" contêm imagens feitas originalmente para o filme "O Iluminado" que jamais foram usadas pelo diretor Stanley Kubrick. Em uma delas, é possível ver até mesmo a estrada que leva a família Torrance ao Hotel Overlook!

Dustin Hoffman

Dustin Hoffman foi a primeira escolha para interpretar Rick Deckard em "Blade Runner". De acordo com Ridley Scott, Hoffman estava interessado em participar do filme, mas queria fazer um personagem totalmente diferente do que estava no roteiro. O diretor não concordou e acabou optando por Harrison Ford.

Brutalidade

Na cena em que Rick Deckard impede Rachael de sair de seu apartamento, ele a puxa pelo braço com tanta força que a expressão de dor vista no rosto da atriz foi real. Em uma entrevista, Sean Young, que deu vida à personagem, afirmou que ficou com raiva de Harrison Ford.

Fracasso

A produção de "Blade Runner" custou 28 milhões de dólares, mas arrecadou apenas US$ 27 milhões. Inicialmente, o filme foi considerado um fracasso de bilheteria. Só com o passar dos anos conquistou milhares de fãs até atingir o status de clássico do cinema.

Diferentes versões

Além da versão original de 1982, "Blade Runner" ainda conta com 6 outras versões que o público teve a chance de conferir em lançamentos especiais. São elas:

San Diego Sneak Preview (1982)

Versão de cinema dos EUA (1982)

Critério Edition (1982)

A versão de transmissão EUA - Editada pela CBS (1986)

Versão do diretor (1992)

Final Cut (2007)

Prêmios e indicações

"Blade Runner" foi indicado a 2 Oscars e a 1 Globo de Ouro em 1983, mas não faturou nenhuma estatueta.

Curtiu? Então prepare-se, porque no dia 05/10 chega aos cinemas "Blade Runner 2049", a primeira sequência do clássico de 1982. O filme tem direção do renomado Denis Villeneuve e tem Ryan Gosling como protagonista. Não perca!

Outros Superlistas