10 filmes que foram inspirados na vida real!

Histórias Reais

O Regresso

Quando você lê uma sinopse que diz: "Em 1882, um sujeito que trabalha como guia de uma companhia de exploradores é atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro - e para sobreviver, até dorme dentro de um cavalo morto", logo pensa que é uma história fantasiosa, mas não! "O Regresso" é baseado em acontecimentos reais!

A história de Hugh Glass (interpretado por Leonardo DiCaprio) foi adaptada de diversas formas - o poema "The Song of Hugh Glass" (1915), o livro "Lord Grizzly" (1954) e o faroeste "Fúria Selvagem" (1971). Em 2002, Michael Punke escreveu sua versão reimaginada da história no livro "O Regresso", que agora foi adaptada para o cinema com o premiado filme dirigido por Alejandro González Iñárritu. Este arrebatador longa-metragem teve uma aceitação tão positiva que conquistou 3 Oscars, 3 Globos de Ouro e mais de 80 vitórias em premiações!

Assista "O Regresso" clicando aqui!

12 Anos de Escravidão

Conheça a história real de Solomon Northup, um escritor, violonista e fazendeiro americano. Em uma de suas viagens de negócio para Washington, ele foi sequestrado por mercadores de escravos e passou 12 anos como prisioneiro sendo torturado e humilhado pelos seus senhores, sem nenhum contato com sua família.

Quando conseguiu conquistar novamente sua liberdade, Northup escreveu o livro "Doze Anos de Escravidão", que após 160 anos de seu lançamento, transformou-se no elogiado filme de mesmo nome. Dirigido por Steve McQueen e estrelado por Chiwetel Ejiofor, o longa faturou 3 estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, além de um Globo de Ouro na mesma categoria.

Assista "12 Anos de Escravidão" clicando aqui!

 

O Lobo de Wall Street

Jordan Belfort - atualmente autor e palestrante motivacional, em 2007 lançou o livro "O Lobo de Wall Street", que conta um pouco do que aprontou no coração do distrito financeiro mais famoso do mundo na década de 90!

Este ex-corretor da bolsa de valores estadunidense trabalhou duro em uma empresa de Wall Street. Quando finalmente conquistou um contrato veio temida Black Monday, que faz com que o valor das ações de diversos países caiam repetidamente. Isso o fez perder o emprego e, em seguida, ir trabalhar em uma pequeno escritório que lida com papéis de baixo valor. Insatisfeito, Belfort tem a ideia de montar uma empresa com seus amigos, cujas vendas possuem um valor baixo, porém com grande retorno. Nos anos 80, ele cria a Stratton Oakmont, empresa que muda sua vida e de seus companheiros completamente, fazendo-o enriquecer e cometer loucuras.

Em 2013, "O Lobo de Wall Street" foi lançado nos cinemas. Estrelado por Leonardo DiCaprio e com direção assinada pelo nomeado Martin Scorsese, o longa ganhou uma estatueta do Globo de Ouro, além de outros 38 prêmios ao redor do mundo.

Confira "O Lobo de Wall Street" no dia 20/06, às 02:00 na HBO Signature!

O Impossível

Este filme conta a história de Maria Leblón e sua família, sobreviventes do terremoto de Sumatra-Andaman, que acontecem em 2004, no Oceano Índico. A tensa trama recebeu muitas críticas positivas, principalmente pela fidelidade da obra ao ocorrido. Além disso, a protagonista Naomi Watts recebeu indicações ao Oscar de melhor atriz, e Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático.

O roteirista Sergio G. Sánchez optou por trabalhar o tempo inteiro com a família, especialmente com Maria. Ela, por sinal, virou amiga da atriz que a interpretou Wattz e ficou na Indonésia durante as filmagens, que foram feitas no local do desastre.

Assista "O Impossível" clicando aqui!

Spotlight - Segredos Revelados

Este filme de extrema importância conta o caso real de como o jornal The Boston Globe e sua competente equipe de jornalistas investigaram e denunciaram diversos casos de pedofilia realizados por padres e que foram encobertos pela Igreja Católica. O episódio aconteceu em 2001, quando o editor Marty Baron decidiu aprofundar o tema abordado em uma coluna do jornal com a ajuda do grupo de investigação.

"Spotlight" é estrelado por Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams. O roteiro foi escrito por Josh Singer e Tom McCarthy, que também assinou a direção do filme. Em 2016, a produção levou o Oscar de Melhor Filme.

Assista "Spotlight - Segredos Revelados" clicando aqui!

 

Lion - Uma Jornada Para Casa

Nossa lista conta com mais esta produção indicada ao Oscar, que conta a história real do indiano Saroo. Quando tinha apenas 5 anos ele se perdeu de seu irmão em uma estação de trem de Calcutá e foi parar em outra cidade. Sozinho, Saroo precisou aprender a sobreviver em meio à pobreza e pessoas perigosas. O menino acabou sendo adotado por um casal de australianos, que lhe proporcionou uma vida completamente diferente do que ele vivia na Índia. Quando completou 25 anos, Saroo decidiu ir em busca de sua família de origeml, e o final dessa jornada vai te surpreender!

O Massacre da Serra Elétrica

Produzido com um orçamento baixíssimo, o terror "O Massacre da Serra Elétrica" chegou aos cinemas em 1974. As cenas de violência super realistas conquistaram e chocaram o público, e isso fez com que o filme se tornasse um clássico do gênero. O que muitos não sabem é que a trama do assassino que aterroriza um grupo de jovens é baseada na história real de Edward Gein. Ed nasceu no começo dos anos 1900, filho de fazendeiros muito conservadores. Seu pai, que era alcoólatra, levou a família à ruína.

Morando em uma fazenda isolada da civilização mas cercado de problemas, Ed Gein começou a apresentar um comportamento cada vez mais estranho. Após a morte de sua mãe, Edward foi acusado pelo desaparecimento de uma balconista. Após investigações, o corpo da garota foi encontrado na casa da família Gein. Além disso, a polícia achou vários crânios humanos na propriedade. Em 1968, Ed foi julgado por diversos assassinatos, mas conseguiu se livrar da cadeia porque médicos declararam sua insanidade. Ele morreu em julho de 1984, deixando um legado aterrorizante que inspirou um dos filmes de horror mais famosos de todos os tempos!

Confira a versão de 2013 de "O Massacre da Serra Elétrica" clicando aqui!

Prenda-me se For Capaz

No oitavo lugar temos outro filme baseado em uma história real estrelado por Leonardo DiCaprio. Dirigida por Steven Spielberg, esta produção se originou do livro autobiográfico de Frank Abagnale Jr., que passou de garoto cativante e trabalhador a um dos fraudadores mais procurados dos Estados Unidos. Frank ingressou no mundo do crime falsificando cheques sem fundo. Conforme o tempo foi passando, ele foi de "profissionalizando" e chegou a criar 8 identidades falsas para conseguir abrir contas em diversos bancos. Uma dessas identidades, que é retratada no filme, é a de piloto de avião. O golpista forjou um certificado de pilotagem e uma permissão para trabalhar na companhia aérea Pan Am.

A farra acabou em 1969, quando Frank foi preso em um aeroporto na França. Ele foi sentenciado a 12 anos de prisão, mas conseguiu ser solto antes devido a um acordo feito com as autoridades americanas, ajudando a identificar fraudes. Hoje em dia é dono de uma empresa que presta consultoria contra golpes financeiros.

Assista "Prenda-me se For Capaz" no dia 29/06, às 07h50 no Megapix!

 

Estrelas Além do Tempo

Indicado a 3 Oscars em 2016, o filme "Estrelas Além do Tempo" conta a história real e inspiradora de três mulheres negras que em meio ao racismo e machismo da década de 1960 conseguiram fazer com que os Estados Unidos levassem o homem ao espaço. As amigas Dorothy Vaughan, Mary Jackson e Katherine Johnson ficaram conhecidas como "computadores humanos" devido às suas habilidades com cálculos complexos e matemática avançada em uma época que computadores nem existiam! Apesar de sofrerem extremo preconceito dentro da NASA (eram obrigadas a trabalhar em salas segregadas e sem acesso a banheiros), essas mulheres provaram a sua competência e mostraram ao mundo suas mentes brilhantes.

Assista "Estrelas Além do Tempo" clicando aqui!

Travessia

Com cenas de tirar o fôlego e deixar com medo qualquer pessoa que tenha medo de altura, o filme "A Travessia" mostra a história real e surpreendente do equilibrista Phelippe Petit. No ano de 1974, Petit chocou o mundo ao andar entre as Torres Gêmeas, em Nova York, se equilibrando sobre um cabo de aço e sem nenhum equipamento de segurança! Esse feito ficou conhecido como "crime artístico", porque ele não tinha nenhuma autorização para conseguir realizá-lo. Todo o plano foi bolado junto com o seu mentor, e você confere o resultado no longa de 2015 estrelado por Joseph Gordon-Levitt.

Assista "Travessia" clicando aqui!

Outros Superlistas