Conheça os artistas e as produções que marcaram a história da premiação!

Recordes do Oscar

Filmes mais premiados

Nesta edição da Superlista você confere quais foram os 10 maiores recordes da história do Oscar! A edição de 2017 da premiação mais importante do cinema será transmitida ao vivo pela TNT no dia 26/02, a partir das 21h.

 

Para começar, a gente te conta quais foram os filmes que mais conquistaram estatuetas na história da premiação. "Ben-Hur" (1959), "Titanic" (1997) e "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" (2003) são donos de nada menos que 11 estatuetas cada! Além de marcar a história do cinema, o recorde destas produções até hoje nunca foi superado.

 

Filmes mais indicados

Ser indicado ao Oscar já é um enorme privilégio, mas algumas produções tiveram a honra de receber uma verdadeira enxurrada de indicações, o que lhes rendeu números históricos. Os filmes "A Malvada" (1950), "Titanic" (1997) e "La La Land" (2016) foram indicados em 14 categorias cada!

 

Recordista absoluto

Walt Disney encantou o público e a Academia com suas obras mágicas e animadas, e essa admiração se refletiu no seu inacreditável histórico na premiação do Oscar. Ao longo de sua vida, Disney recebeu 59 indicações e levou para casa 22 estatuetas!

No Oscar de 1954, Walt Disney concorreu em nada menos do que 6 categorias, e venceu em 4 delas em apenas uma noite.

Recorde feminino

Apesar de não ser atriz, a americana Edith Head é a mulher que detém os recordes de maior número de indicações e maior número de vitórias da história do Oscar. Na verdade, Edith é estilista, e já conquistou 8 prêmios na categoria de Melhor Figurino. Além disso, ela recebeu nada menos do que 35 indicações!

Em 1951 e em 1953 ela chegou a receber 2 Oscars em uma única noite! Isso aconteceu porque naquela época a categoria de Melhor Figurino era dividida entre filmes coloridos e filmes preto e branco.

Edith serviu de inspiração para a personagem Edna, da animação “Os Incríveis”, que é uma estilista de roupas de super-heróis.

Os prêmios recebidos ao longo de sua carreira foram pelos trabalhos em "Tarde Demais" (1950) "Sansão e Dalila" (1951), "A Malvada" (1951), "Um Lugar ao Sol" (1952), "A Princesa e o Plebeu" (1954), "Sabrina" (1955), "O Jogo Proibido do Amor" (1961) e "Um Golpe de Mestre" (1974).

 

 

Atriz mais premiada

Quando o assunto é Melhor Atriz, Katharine Hepburn está em primeiro lugar em número de vitórias. Seu talento lhe rendeu 4 estatuetas nesta categoria. Seus prêmios foram por "Manhã de Glória" (1933), "Adivinhe Quem Vem para Jantar?" (1967) "O Leão no Inverno" (1968) e "Num Lago Dourado" (1981).

 

Ator mais premiado

Na categoria de Melhor Ator, quem quebrou o recorde foi Daniel Day-Lewis. No Oscar de 2013, ele conquistou sua terceira estatueta, garantindo o primeiro lugar de mais premiado nesta categoria. Os prêmios foram pelos filmes "Meu Pé Esquerdo" (1989), "Sangue Negro" (2007) e "Lincoln" (2012).

 

Atriz mais indicada

Quando o assunto é Oscar, Meryl Streep é recordista absoluta pela quantidade de vezes que foi indicada. Ela possui nada menos que 20 indicações, contado com a deste ano na categoria de Melhor Atriz por “Florence: Quem é essa Mulher?”. Infelizmente, de todas as vezes em que concorreu, a atriz levou apenas 3 estatuetas para casa, e foram pelos filmes "Kramer vs. Kramer" (1980), "A Escolha de Sophia" (1983) e "A Dama de Ferro" (2012).

 

Ator mais indicado

Jack Nicholson é o ator que mais recebeu indicações na história do Oscar. Foram nada menos do que 12! Apesar de ter sido indicado tantas vezes, Nicholson levou apenas uma estatueta de Melhor Ator pelo seu papel em "Um Estranho no Ninho" (1975). Suas duas outras vitórias foram na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelos filmes "Laços de Ternura" (1983) e "Melhor é Impossível" (1997).

 

Vencedora mais jovem

Enquanto muitos adultos sonham com o prêmio, Tatum O’Neal conquistou uma estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante quando tinha apenas 10 anos de idade pelo seu trabalho em “Lua de Papel” (1973). Com isso, a garotinha se tornou a pessoa mais jovem a receber um Oscar em uma das categorias principais.

Vencedor mais velho

A pessoa mais velha a receber a tão desejada estatueta foi Christopher Plummer, que aos 82 anos de idade conquistou o prêmio na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme “Toda Forma de Amor” (2010).

Outros Superlistas